segunda-feira, 1 de agosto de 2011

“O temor do Senhor” 1º parte


Estudo bíblico sobre: “O temor do Senhor” 1º parte.

Texto Base: Salmo 86.11

“Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome”.

1.1  Bom seria, se todos pudessem incondicionalmente, ter o mesmo sentimento do salmista Davi:  O desejo de compreender fervorosamente, as verdades que são estabelecidas por Deus, por meio da sua palavra. E esta sem restrições.

1.2  Entendemos então, que precisamos anelar e buscar ter em si mesmo, o modelo absoluto de Cristo, receber seu ensino e andar em sua direção. Clamar com o mesmo objetivo, com a mesma visão do salmista, o de ser transformado, reconhecendo que há verdades espirituais que não temos conhecimento, e apresentando toda carência e necessidade que temos, em nos tornar pessoas melhores do que somos hoje. Tributando esta glória ao Criador e Soberano Rei Jesus. Admitindo em nós mesmos, que tal sabedoria e discernimento, procedem da sua maravilhosa mensagem deixada para nós através do evangelho. “Que é o poder de Deus, para a salvação de todo aquele que crê”  Rm 1.16

1.3   Através da mensagem do evangelho temos o poder, de conhecer Deus e ser salvo por Ele.  

Disse o Senhor por sua palavra:

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.(João 14 : 6)

Outro entendimento:

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”.(I Timóteo 2 : 5)

2.1    O Senhor, a quem o salmista invoca, é o próprio Senhor Jesus. Ele sendo Deus se fez homem, para nos ensinar, como podemos nos relacionar com Deus (Filho – Pai). Ele é o único mediador. Quando Jesus afirma “Eu sou o caminho” devemos atentar firmemente para o modo com que ele andou (seu estilo de vida) quando esteve aqui na terra. E quando Ele afirma “Eu sou a verdade e a vida”. È que através, da mensagem que Ele nos deixou, ou seja, suas palavras, ensino e mandamentos. Podemos ser transformados, a medida da sua estatura. Assim como Ele é, assim devemos ser. Então recebemos sua vida, tendo os nossos corações unidos com o dele. Assim, dia após dia, vivendo este relacionamento com sua pessoa, aprendemos o temor do seu nome. Cristo Jesus é o nosso modelo, que nos leva diretamente a ver e compreender quem é Deus.


Vejamos o que o Senhor, ainda nos ensina através da sua palavra:

“O temor do Senhor conduz a vida àquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará”
(Provérbios 19.23

3.1    Aquele que verdadeiramente, foi achado por Cristo e conduzido por Ele, ou seja, aquele que aprender o seu temor (modelo de vida), verá suprida toda sua falta, não importa qual ela seja. Este ensino tem nele acompanhado uma maravilhosa promessa. Em que o Senhor preservará a vida daquele que tem confiança em seu nome. “mal nenhum o visitará”

Nenhum comentário:

Postar um comentário