domingo, 17 de julho de 2011

Deus pode REJEITAR o arrependimento de uma pessoa que se achega a Ele?

Deus pode REJEITAR o arrependimento de uma pessoa que se achega a Ele?

Sim, Deus pode rejeitar a quem quiser como está escrito: “Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecerme-ei de quem me aprouver ter compaixão”. “Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz”. Rm 9.15,18

Onde posso encontrar este exemplo na bíblia? E por que Deus faria isso?

Hebreus 12.16,17 - È o caso de Esaú.

Motivo à Buscou apenas, satisfazer uma vontade carnal momentânea. Não valorizando o que tinha recebido por herença (sua primogenitura). Por esse ato que praticou é chamado na bíblia de impuro e profano. Aponto do próprio Deus afirmar que deste, Ele sentiu desgosto.

Sabemos que a bíblia nos relata: “Nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”. Ef 5.5

Cristo Jesus é soberano na sua criação.

Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Quem és tu ó homem, para discutires com Deus? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outra para desonra? Rm 9.20,21

Ora, o que relata João no capítulo 17 quando Jesus, faz sua oração sacerdotal?

“Assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste” Jo 17.2

   Aqui entendemos que Cristo Jesus tem todo o poder na criação da vida. Sobre toda carne, ou seja, sobre a massa. Ele é o oleiro, que da forma a todas as coisas. Cria nesta vida, neste mundo terreno em que vivemos. Os que lhe agradam e os eu lhe desonram. È o próprio Senhor que chama pelo nome, os que o Pai lhe deu, para o seu reino e glória. A vida eterna a todos que lhe pertence. Esaú nunca pertenceu a Deus, dês da eternidade, de antemão na criação. Foi rejeitado por Deus, antes de ter nascido. Como diz a escritura:

“E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto á eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama)”. Rm 9.11

O que diz o Senhor em João 10

“As ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora” Vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz”. Disse Jesus: “Eu sou o bom Pastor, conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim”. A mim me convém conduzi-las, elas ouvirão a minha voz, então haverá um rebanho e um pastor”.

   Entendemos que Esaú, nunca pertenceu a esse rebanho. Ainda que fosse filho de Isaque.(este sim escolhido por Deus). A bíblia em toda tempo da testemunho de duas descendências na terra. Ela faz um relato de Gênesis a Apocalipse, onde sabemos que o Senhor faz uma separação por aqueles a quem ele irá salvar, pois, sempre foram seus. A uma lista grande em toda bíblia, vamos abordar as principais. Pense nisso:

Vasos de ira x Vasos de misericórdia. Vaso de honra x Vaso de desonra. Santo x Profano. Justo x Ímpio. Joio x Trigo. Igreja x Mundo. Ovelha x Lobo. Bom x Perverso. Filhos da ira x Filha da obediência. Filhos de Deus x Filhos do diabo. Filhos da promessa x Filho da perdição. Peixe bom x Peixe ruim. Virgens loucas x Virgens prudentes.....e por aí vai!   

terça-feira, 5 de julho de 2011

A prefiguração da árvore e seus frutos. 1º Parte


Introdução

 "E sem parábolas não lhes falava, tudo, porém explicava em particular aos seus próprios discípulos". Mc 4.33

  Começamos este pensamento, fazendo menção do versículo acima. Tendo como base o princípio, que o Senhor Jesus em seus dias, revelava segredos contidos em seu íntimo. Sendo estes, expostos apenas aos seus próximos, ou seja, seus íntímos discípulos como vemos acima. Veja também em (Mc.4.11) "A vós outros é dado conhecer o mistério do reino de Deus, mas aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas".

Obs..: note no texto a palavra, "Aos de fora" ou seja, os que não tem parte com o seu reino nem com a sua pessoa. Homens que não são bem vindos no seu meio. E não tem parte com o Senhor, para estarem gozando da sua intimidade. E sabemos que eram os próprios judeus que o cercavam. Chamados de povo de Deus, povo santo, mas que Jesus disse: "Eles são de fora, o Pai não deseja revelar seus ensinamentos a esses, que se julgam conhecedores das leis, que acham que são muito entendidos, mas não passam apenas de religiosos.

 Após toda mensagem pregada pelo o Senhor, ele mesmo separava em particular os seus, afim de lhes explicar o sentido verdadeiro do seu ensino. "Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento". Mc 4.2

  Mas por que Jesus fazia isso, por que ele separava alguns? Mas não eram todos judeus, não foi para eles que o Senhor veio, para as ovelhas perdidas de Israel?  Porque separar em particular alguns discípulos?

  O próprio Senhor Jesus respondeu em Mt 13.35 "Para que se cumprisse o que foi dito por intermédio do profeta: "Abrirei em parábolas a minha boca, publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo" Sl 78.2 "Por isso, lhes falo por parábolas, por que, vendo, não vêem, e, ouvindo, não ouvem, nem entendem." Mt 13.13 "Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos, para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entedam com o coração, se convertam e sejam por mim curados". Mt 13.15

  Então quer dizer, que pode um povo que é chamado povo de Deus, ficar cego e surdo espiritualmente, andar com Jesus lado a lado, ouvir ele pregar, mas não entender nada! Pode, será? Alguém dirá:  Mas eu estou na igreja ando com o pessoal do louvor, frequento a casa do pastor, ele orou por mim impôs a mão sobre a minha cabeça, e fez uma linda oração, dizendo que serei salvo e que o Senhor me ama. Como assim: "coração endurecido" Como assim: "Não ser curado por Jesus".

  Está é a afirmação: Um povo andado com Deus, e tendo o coração endurecido. Não serão curados pelo Senhor, não entenderam a mensagem verdadeira do evangelho. Não serão curados, irão perecer na sua carnalidade ,no seu conhecimento teológico, na sua liturgia, costume, doutrina, simbolismo, na sua visão humana elaborando estrátegias para encherem igrejas. È isso que a minha bíblia e a sua está dizendo.

  Leia em João 1.11 "Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam"
  Leia em Mt 21.42  "Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram" Sl 118.22
  Leia em  Is 5.24     "Porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel".
  Leia em Ez 5.6       "Rejeitaram os meus juízos e os meus estatutos, e não andaram neles"

  Como está hoje em dia, o evangelho em nosso paíss? Será que está diferente daquela época? Ou este fato nos serve de exemplo, pelo que estão fazendo com o evangelho do Senhor aqui o Brasil. Só se fala em dinheiro, conforto, bênção, vitória, prosperidade, casamento, emprego, riquezas, bens materiais, mídia, televisão, grande ministério, igrejas cheias, grandes entradas de dízimos e ofertas, terapia do amor, terapia para casal, psicanálise no altar, piscicologia no gabinete, sala pastoral, luxo, ostentações, louvorzão, funk gospel, pagode gospel, festa night, balada gospel, cantor evangélico, preletor, conferencista. Meus Deus o que é isso! Este povo está endurecido, querendo viver do seu jeito, o Senhor tem falado de mesma maneira em nossos dias, mas eles vêem e não compreendem, tem ouvido, mas não ouvem, tem boca e só falam de vaidade. Este povo também tem rejeitado a sabedoria que vem do Senhor Jesus. Não são diferentes daquele povo, que o rejeitou.

Continua na próxima postagem......